quinta-feira, 15 de novembro de 2007

cultura - Juan Luis Guerra: Merengue como Deus manda!

"Agradeço ao Senhor, meu Salvador, e a todos os que tornaram possível este sonho", disse o artista, ao receber o Grammy de gravação do ano.

Na ultima edição do Grammy Latino, Juan Luis Guerra foi o dono da noite. O dominicano levou para casa nada mais nada menos do cinco prêmios aos quais estava indicado.As indicações eram: "Gravação do ano", "Melhor álbum de merengue", "Melhor canção tropical", "Álbum do ano" e "Canção do ano", graças a "La llave de mi coración".

O que pouca gente sabe é que Juan Luis Guerra é evangélico há mais de dez anos e que gravou um cd inteiro só com musicas evangélicas em 2004. “Para Ti” é o nome do álbum.
Sem muita atenção da mídia e da grande massa, mas com a excelente qualidade já reconhecida, o álbum recebeu vários prêmios, dentre eles o Grammy Latino.

Juan Luis Guerra conta sobre sua decisão de aceitar a Cristo.

“Minha família e meus amigos não entenderam inicialmente. Eu só conhecia a Deus como meu Criador, mas não cria em Deus e nem em Sua Palavra. Ao me entregar a Cristo consegui vencer a mentira, a infidelidade em todas as áreas da minha vida, esposa, família e etc...”.

“Escutei muitas críticas, escutei de tudo. Mas você sabe que a vida é questão de agradecimento. Quando alguém entende o amor de Deus e o que Ele fez e faz por nós, tudo o que se pode fazer por Ele é muito pouco. Eu fiz o álbum (Para Ti) como um presente para Deus, como uma forma de agradece-lo. Eu sabia que iria haver perseguição antes mesmo de lançar o disco. Fui consciente e não me envergonho”.

“Em relação à banda 4.40, eles estão ao meu lado sempre. Mais da metade da banda está comigo na igreja!(risos) Um dia a pastora da minha igreja nos convidou para tocar na igreja e ali Deus agiu. Sou feliz de verdade, pois encontrei a verdadeira forma de preencher o vazio que sempre sentia.”

O autor de “Burbujas de amor” e “Ojalá que llueva café en l campo”, disse ao Diário Venezuelano “En nuevo día” que:

“Deus me tem feito uma melhor pessoa em todos os sentidos. Me humilhei ante Ele e Ele me exaltou. É o maior acontecimento em toda a minha vida”.

Membro de uma igreja, explicou que “Deus deseja que levemos aos outros as boas novas, que evangelizemos, e através de minhas músicas tenho podido fazer isso às pessoas que me acompanham todos esses anos. Essas são as pessoas que necessitam dEle.” “Minha música recebeu o impacto de Deus desde o momento em que O recebi” ressaltou o vocalista de “Bachata Rosa”

Em 2002, o famoso cantor fez sua primeira produção de músicas cristãs, o álbum “La cosecha”, não como intérprtete do disco, mas como guitarrista e arranjador. “Na videira do Senhor há diferentes caminhos. Sinto que devo continuar com meu trabalho e seguir falando de Jesus”. Ainda comenta: “Nunca imaginei quão esplendoroso era conhecer ao Senhor. Além da Vida Eterna, Ele nos reserva os frutos de seu Espírito Santo que são o amor, a paz e o domínio próprio.

Sobre seu álbum “Para Ti”:

“Todos os disco que faço são oferecidos a Deus, mas esse tem uma dedicação exclusiva.”

Desde que aceitou a Cristo, começou a escrever musicas evangélicas, hoje são mais de 100
As composições vieram à medida que começou a trabalhar na igreja. Sua pastora o colocou como líder de louvor, passando assim a compor músicas para a igreja.
Em 4 anos escreveu mais músicas para o Senhor que em 20 anos com sua banda “440”

Fazer um álbum somente com musicas evangélicas foi uma decisão difícil, pois existem duas questões: agradar as pessoas em geral ou a Deus. Essa decisão pareceu a muita gente ser uma loucura. Muitos tinham certeza que JL acabaria com sua carreira

“Foi difícil, mas desde o inicio eu sabia que Deus ia me respaldar, como até hoje tem respaldado. Este cd durou muito tempo para sair. Passei quase dois anos pensando como faze-lo até que decidi trabalhar nele”.

Um integrante da banda 440 comenta: “Este disco era obrigatório! Para mim é um pronunciamento do muito que sua vida mudou, pelo dom que recebeu lá de cima”.

“Quando termino um show para milhares de pessoas, o que me importa mais é presença de Deus. Quando termino dou graças a Ele, pois foi Ele quem me deu a graça, Ele me deu o talento”.

“Como digo na primeira faixa do disco, me sinto um soldado de Cristo. Canto o que Jesus fez com minha vida, como me transformou em um momento em que eu estava perdido. E me resgatou. Eu era daqueles que tem que ver para crer e agora sou daqueles que crêem para ver. Buscava a paz para meu coração e Ele me deu.”

É um total de 11 canções, como sempre no ritmo de "bachata"e "merengue", desde "Soldado" até "Canción de Santidad" passando por "Eres", "Mi Padre me ama". Só que nesse cd as letras conservam "a bondade" disse o autor de sucessos como "Ojalá que llueva café" e "Bachata Rosa", que reconhece terem sido um presente de Jesus Cristo.

Esse disco, que não poderia ser diferente, vendeu milhões de copias, recebeu vários prêmios Billboard e o Grammy Latino nas categorias "Melhor álbum Cristão" e "Melhor canção tropical" pelo sucesso de "Las avispas".

Biografia:

Juan Luis Guerra Seijas. Esse foi o nome dado por seus pais, o já falecido jogador de basquete Gilberto Guerra e Olga Seijas. Nascido em Santo Domingo, Republica dominicana, no dia 7 de junho de 1957. Na sua infância, Guerra gostava de animar as festas escolares cantando, com musicas românticas. Ao concluir o colegial, cursou durante um ano Filosofia e Literatura na Universidade Autônoma de Santo domingo, até decidir que a musica é a sua vocação, se mudando para o Conservatório Nacional de Musica onde terminou seus estudos.

Obteve uma Bolsa de Estudos para estudar Composição e Arranjos em Berklee College of Music em Boston, Estados Unidos. Partiu com muitas expectativas para essa viajem, e com uma carta, que a pedido de uma amiga, deveria entregar a estudante de Desenho Nora Vega, que se tornou sua esposa e também musa inspiradora de suas composições.

De volta a seu país, trabalhou por um período de tempo fazendo acompanhamentos com sua guitarra à artistas locais e também compondo jingles. Mais a frente formou o grupo 440, gravando seu primeiro álbum, "Soplando", em 1984.
Em 1989, durante a gravação do álbum "Ojalá Que Llueva Café", tornou-se a principal figura de sua banda, que agora passaria a ser conhecida como "Juan Luis Guerra y 440". Este álbum representa o inicio da consagração internacional de Guerra. Obteve tantas vendas de disco que ficou em primeiro lugar em muitos paises da América latina.

Em 1990, Guerra lança seu seguinte álbum, "Bachata Rosa", alcançando o seu maior sucesso de vendas, vendendo mais de 5 milhões de copias, alcançando nesse momento o topo do sucesso. Com esse álbum Guerra ganhou seu primeiro Grammy.

Depois de 4 anos sem gravar nada, Guerra grava o álbum "Ni es lo Mismo ni es Igual (1998)", obtendo no ano de 2000 três prêmios na primeira edição do Premio Grammy Latino.

Juan Luis Guerra é um fenômeno de publico com maior alcance social na Republica Dominicana do fim do século XX. Sua característica é o merengue que rompe estereótipos e cria uma nova cultura musical. Mantém uma fundação desde 1991, que ajuda e auxilia o combate a pobreza em seu país. Foi indicado recentemente como “personalidade do ano” na América latina. Com sua influência cultural, ele tem testemunhado sua fé em Cristo e vidas têm sido mudadas, transformadas através de sua vida, para a honra e glória de Deus. Que cada vez mais hajam pessoas que se mostrem, que não se escondam, e estejam dispostas a levar por onde passa o evangelho da transformação.

Fontes pesquisadas -
http://www.juanluisguerra.net
www.pezmundial.com/2005/12/especial-de-juan-luis-guerra-y-440.html
www.musicagospel.com.ar/Noticias.htm
www.destakes.com/tag/luis
www.noticiacristiana.com/news/newDetails.php?idnew=8168
www.protestantedigital.com/new/leernoticiaDom.php?5397
http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI2060659-EI1267,00.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2007/11/09/juan_luis_guerra_arrasa_no_grammy_que_premia_caetano_e_neschling_1075340.html http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2007/11/09/ult1817u7276.jhtm

Nenhum comentário: