quarta-feira, 16 de maio de 2007

Os achados arqueológicos que comprovam os textos mais lidos no mundo. A Bíblia Sagrada.

Falaremos a seguir de um dos fatos mais comentados, polemicos e lidos da Bíblia!
O ÊXODO
A arqueologia tem sido a maior amiga dos historiadores e estudiosos bíblicos na procura de locais e objetos que possam evidenciar o trajeto dos hebreus. Já são muitas as evidências encontradas no Egito e na Arábia Saudita.
A seguir, falaremos de um assunto especifico. Mostraremos algumas evidências históricas como exemplo que comprovam os fatos narrados na Palavra de Deus, e que muito dificilmente você verá no “jornal nacional” ou no “fantástico” ou muito menos será capa da revista “veja” ou menos ainda da revista “época”.
Numa descrição em pedra feita por um hebreu, que foi encontrada, nota-se detalhes narrados da fuga pelo Mar Vermelho. As inscrições foram feitas em hebraico antigo em pedras e arqueólogos e pesquisadores ainda não sabem dizer quem são seus autores. Há também hieróglifos egípcios a respeito das minas de turquesa da região de Serabit El Khadim, inscrições de mineiros Canaãnitas e Nabateanos, em grego, latim e árabe ao longo do vale.

O explorador Charles Forster publicou estes achados em seu livro "Sinai Photographed" em 1862. Ele concluiu que estas inscrições eram uma combinação de alfabetos hebreus e egípcios que descrevem o Êxodo. A foto abaixo foi tirada em 1857 por Francis Frith.

Nossa base neste artigo, obviamente, será a Biblia Sagrada. Leiamos o versículo a seguir:

DEUS chama a Moisés para livrar seu povo dos Egípcios.

Êxodo 3:6 – “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livra-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que emana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Disse Moisés a Deus: Quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual o seu nome? Que lhes direi?
Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.”


O Povo é Liberto.

Êxodo 12:29 – “Aconteceu que, à meia-noite, feriu o SENHOR todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do preso em cárcere, e todos os primogênitos dos animais.
Então, naquela mesma noite, Faraó chamou a Moisés e Arão e lhes disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; ide, servi ao SENHOR, como tendes dito.
Naquele mesmo dia, tirou o Senhor os filhos de Israel do Egito, segundo as suas turmas.”

A perseguição dos egípcios a Israel.

Êxodo 14:4 – “Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel que retrocedam e acampem defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar.
Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo seu exercito; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR”.
E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo; e tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito com capitães sobre todos eles.
Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exercito e os alcançaram juntos ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.”

A praia de Nuweiba no Golfo de Ácaba (local onde se obteve mais indícios da travessia), no Egito, é a única praia no Mar Vermelho com área suficientemente grande para suportar a quantidade de hebreus acampados (mais de 2 milhões além dos animais e objetos).Até este ponto calcula-se que o povo hebreu teria caminhado mais de 300km durante 6 dias praticamente sem parar! Havia alimentos para apenas 7 dias (Êxodo 13.6-8).

A imagem abaixo mostra uma vista aérea da praia onde está a pequena cidade de Nuweiba, onde o aluguel de equipamentos de mergulho para passeios submarinos é uma das principais atividades turísticas.
A Passagem pelo meio do mar

Êxodo 14:15 – "Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual MURO À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA.
Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles... emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o SENHOR peleja por eles contra os egípcios."

Uma evidência marcante em todas as pesquisas é a planície do fundo do mar nesta área. No fundo foram encontradas rochas agrupadas em linha reta na beira desta planície fazendo-a parecer uma estrada. Naquele dia, o afastamento das águas criou um caminho limpo de obstáculos que parcialmente existe até hoje!

Os Egípcios perecem no mar

Êxodo 14:26 - "Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos.
E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem um deles ficou.
Assim, o SENHOR livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
E viu Israel o grande poder que o SENHOR exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo."

Periódicamente pesquisadores mergulham no local da travessia buscando materiais como ossos, cascos, rodas, restos dos carros egípcios entre outros objetos. É normal o mergulho de turistas em busca das belas paisagens submarinas e alguns até encontram esses materiais.
Abaixo estão alguns dos achados no fundo do mar em profundidades de até 60m a partir de 1978 por Wyatt:
Fêmur Humano incrustado de coral (à direita).
Rodas com eixos incrustados de corais.
Foram encontradas rodas de 4, 6 e 8 raios. As rodas de 8 raios só foram fabricadas na 18a dinastia dos faraós. O rei do Egito usou toda a sua frota de carros (Êxodo 14.6-7) com todos os tipos de rodas existentes. Reconstituição retirando os corais de uma roda de 8 raios. Nota-se a ausência de um deles.
As rodas folheadas com metal (ouro com prata) cuja madeira se decompôs com o tempo, provavelmente eram dos carros dos oficiais, praticamente não foram cobertas pelos corais. Uma relíquia arqueológica!
Os Hicsos, povo semita que conquistou e dominou parte do Egito durante cerca de um século, introduziram os carros de guerra no país. Foram expulsos pelo faraó Amósis (1540-1515 AC) alguns séculos antes do Êxodo. Esta mudança levou os hebreus à escravidão.

Foto de um carro egípcio da época. Era da 18a dinastia dos faraós e é notável a semelhança com as rodas encontradas no mar.Foram encontradas duas colunas em estilo fenício sendo uma na praia do lado egípcio (Nuweiba) e outra do lado árabe. A primeira encontrada foi no lado egípcio em 1978 onde havia uma inscrição em hebraico destruída pela erosão (a parte inferior estava no mar) praticamente ilegível. A segunda, em 1984, no lado árabe é idêntica, tem a mesma inscrição em hebraico e tem legível as palavras: Egito; Salomão; Edom; morte; faraó; Moisés; e Jeová significando que foi erguida por Salomão, em honra a Jeová, e dedicada ao milagre da travessia do Mar Vermelho por Moisés e a destruição do exército egípcio. Semanas depois a coluna foi retirada e colocado um marcador-bandeira em seu lugar. Os árabes não apreciam estrangeiros pesquisando em sua terra, principalmente judeus e americanos. Durante o reinado de Salomão, Israel foi uma potência no Oriente Médio onde obteve o controle marítimo da região (1 Reis 9.26 e II Crônicas 8.17). Há uma referência em Isaías 19.19 que acredita-se ser a coluna do lado egípcio.
Abaixo, as colunas do Egito (à esquerda) e da Arábia (à direita)

e o marcador depois...!

Inúmeros achados foram registrados. Todos eles não caberiam aqui. Esses artigos narram apenas fatos registrados cientificamente, que por confrontar teorias vãs daqueles que buscam o próprio interesse, não chegam ao conhecimento coletivo. Não é conveniente ao príncipe desse mundo o conhecimento da verdade, o reconhecimento da autenticidade da Palavra Daquele que nos criou.

Mas existindo tais fatos ou não, andamos e vivemos pela fé, que não vem de nós, mas é dom de DEUS.

“... este é o Meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” – Êxodo 3:15

Só o SENHOR é DEUS!

Fonte: Discovery Times

25 comentários:

Cátia disse...

É realmente maravilhoso podermos cada vez mais comprovar a veracidade da Bíblia e toda a providência que Deus sempre dispensou ao Seu povo. A Bíblia incontestávelmente é a Palavra de Deus para nós!

Sala Especial disse...

Quanta bobagem. A Bíblia é a maior farsa que já existiu.

Unknown disse...

o pior cego é aquele q nao quer ver!!

nice borba disse...

Pena que algumas pessoas não creiam nas Palavras de Vida, deixadas com tanto AMOR, por nosso DEUS e PAI, para que não venhamos a perecer, tal qual faraó.
" Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto."
Nice

Anônimo disse...

Pena que algumas pessoas não creiam nas Palavras de Vida, deixadas com tanto AMOR, por nosso DEUS e PAI, para que não venhamos a perecer, tal qual faraó.
" Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto."
Nice

Anônimo disse...

Sou fascinado por achados arqueológicos que comprovam a veracidade da PALAVRA DE DEUS, pena que alguns não creêm no verdadeiro DEUS ; o nosso EMANUEL.

Anônimo disse...

Muito boa a pesquisa... Ótima e muito bem elaborada... Os fatos foram bem expostos e colocados de forma convicta... Tirei muito proveito da matéria. Esta, é mais uma, dentre muitos motivos existentes para acreditar-se em Deus e em todas as suas realizações, passadas, e as que realizará futuramente. =D

aiton disse...

o pior cego ñ é aquele q ñ ver! e sim, aquele que ver, e não admite que vil! não passa de um ateu morto

aiton disse...

Deus continua provando que é o nosso El Shaday, "O Deus todo poderoso" essa descoberta arqueológica,vem comprovar que Smartt é mais um na multidão que não crer que a Bíblia é a infalível palavra de Deus,não passa de um pobre,núe sem eserança de vida eterna." examinai as escrituras cuidai nela ter vida eterna , porque ela é que testifica de mim. Disse Jesus Cristo, nosso Senhor"

Anônimo disse...

"Quanta bobagem. A Bíblia é a maior farsa que já existiu."

Quanto medo da verdade né fofo? A maior farsa que já existiu foi inventar que a Bíblia é mentira.

Ateu é tudo assim; se vc fala algo, eles pedem provas. Se vc dá provas, dizem que são falsas.

Pq ninguem fala da grande farsa que foi as manipulações de fósseis pra criar ancestrais humanos?

ED. disse...

to todo arrepiado JESUS É MARAVILHOSO!!!!QNTO AO ATEU AI....HAA NAO DA NEM PRA COMENTAR DAQUI A POUCO ELE JA PASSOU, O QUE NAO PASSA É A PALAVRA DE DEUS.

Anônimo disse...

,Que coisa maravilhosa ,eu estou estudando sobre a biblia,cada vez que leio um capitulo ,tenho mas sede de DEUS ALELUIA.e vendo as fotos desse tesouro fico mas enrradiante,e posso passar pela a prova dando GLORIA DEUS.ESSE DEUS QUE O MESMO HONTEM,HOJE ,E SERA ETERNAMENTE.TI ADODORO MEUU REI ,MEU SENHOR DA GLORIA.

Anônimo disse...

Não há NADA de "maravilhoso" ou "milagre" na estória de Moisés. Pra começar, "Moisés" é um plágio de um Rei que foi abandonado em uma cesta, depois cresceu e virou "Rei". E essa fantasiosa "travessia do mar" nada tem de milagre porque esse fenômeno NATURAL acontecia todo ano do vento afastar as águas do mar, assim como as "pragas" do Egito que tbm eram fenômenos naturais ocorridos 2 vezes por ano no Egito e a "mentalidade da época" viu isso como "milagre" AFFFFF. Vcs acham que os tempos daquela época eram como hoje que tem tanto avanço? tá bom... Jesus admitiu que a "terra era um disco" e não "redonda" e que o "grão de mostarda era a menor semente do mundo, mas quando crescia se tornava a maior de todas as árvores". Continuem com a mentalidade daquela época e não acompanhem a evolução, bando de supersticiosos.

Anônimo disse...

amigos e irmãos é maravilhosa as manifestações realizadas pelo nosso Deus por amor a humanidade e diante destas provas que acabamos de ver e ler,ainda que nós que nos tornamos pela graça de Deus na pessoa de Jesus Cristo participantes da sua glória precisassemos de alguma prova,mais o proprio Sr.Jesus disse que:Para um bom entendedor meia palavra basta,e que para nós está bem claro o texto de 1 coríntios 1.18 que diz:Porque a mensagem da cruz é loucura para os que estão perdidos(perecem)mas para nós que somos salvos é o poder de Deus.PARABÉNS,continuem com este trabalho abençoado e abençoador 1que edifica muitas vidas e incomoda os perturbados.

Anônimo disse...

A Bíblia é um livro especial.Quanto mais você lê, mas ela te mostra uma intimidade com Deus.Deus não precisa das nossas dúvidas, nós é que precisamos da misericórdia DELE.A fé vem pelo ouvir.Deus os abençoe!!!

Unknown disse...

háháháháhá o impressionante é quando o cara acha que sabe de história e fala que as pragas eram normais de dois em dois anos..... e a morte dos primogênitos, era de dois em dois anos também??????????????? (nao fale besteirasem conhecer a verdade) Deus é maravilhoso!!!

teresa disse...

eu acredito piamente nesses achados é uma pena que pessoas deixem de acreditar numa riqueza dessas encontradas ;onde poderíamos chegarmos mais perto de podermos mergulhar na história passada e podermos vivenciar no tempo presente esses acontecimentos tão maravilhosos e passarmos à frente.

Anônimo disse...

ISTO É MUITO IMPOTANTE PRA AS PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NOS ACHADOS ANTIGOS ISSO MOSTRA QUE DEUS E PODEROSO E TODOS OS SENTIDO DA HISTÔRIA HUMANA NA TERRA P Q EU ACREDITO EM TODAS SUAS PROMESAS.

Tici Souza disse...

Para os ateus pergunto: Vc crê só na ciência e história sim? - SIM! Se crê na história admite que CRISTO passou pela terra pois todas as datas se referem em A.C.(antes de Cristo) e D.C.(depois de Cristo) Correto? - SIM!
Se vc admite que CRISTO viveu nessa terra e como nenhum outro DEUS de qq civilização, ELE foi capaz de dividir a história da humanidade... Como existiu CRISTO e não existe DEUS??? Até hj nenhum ateu me respondeu essa pergunta e nem responderão!

vanilza disse...

como e maravilhoso nosso DEUS, sempre nos garante vitoria assim como deu vitoria a moisés e nos da vitoria todos os dias da nossa vida o ar que respiramos e o folego de vida!!TE AMO DEUS

Anônimo disse...

Se é um vento que abre as águas do mar, o milagre foi maior ainda, pois o vento veio exatamente na hora que eles precisavam!

A Palavra de Deus é incontestável! Quem não acredita na Bíblia não sabe de onde veio, onde está nem para onde vai. É um simples inseto vegetando sobre a terra.

Anônimo disse...

0 fato de um ateu nao acreditar em DEUS e nas suas escrituras, nos mostram que eles,acreditam em DEUS porque a fé ou crê e um dom de DEUS.Quanto mais eles creem que DEUS nao existe mais DEUS existe.

Anônimo disse...

Meu comentário sobre os ateus.
São cegos, surdos e mudos;
Cegos, porque não querem enxergar o que estão vendo sobre a história de Deus. Surdos, porque não querem houvir a palavra de Deus. Mudos, porque suas palavras não convencem quem Crê em Deus.
Enfim, os ateus são só humanos, que querem ser cegos, surdos e mudos.
Uma pena.

veredasdainterdisciplinaridade disse...

Deus não vai deixar de ser Deus. Quer você creia n'Ele ou não. O "ateu" não acredita, mas que poderá dar uma prova de que Ele não exista?
Pr. Samuel José

Faculdade de Ciências e Teologia Eclética disse...

EXCELENTE MATÉRIA, COMO TEÓLOGO E MESTRE EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA (AMBOS PELA PUC RIO), POSSO DIZER COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO (AINDA ME FALTA MUITO) QUE CONSIGO VISLUMBRAR UM NOVO HORIZONTE DE CONHECIMENTO DENTRO DA TEOLOGIA, MATÉRIAS COMO ESTA ENRIQUECEM E MUITO O CONHECIMENTO NÃO SÓ ACADÊMICO COMO TAMBÉM PARA AQUELE QUE DE FORMA GERAL É AUTO DIDATA! OS IGNORANTES CERTAMENTE VÃO APARECER! FALAR BOBAGENS É PRÓPRIA DOS TOLOS, IGNORÂNCIA É PRÓPRIA DOS IGNORANTES! ADQUIRIR O CONHECIMENTO É A ÚNICA COISA QUE PODERÁ LIBERTA-LOS DE SEUS ARGUMENTOS QUANDO MUITO PÍFIOS, PARA NÃO USAR DE RETÓRICA QUE POSSA EMBORA SENDO VERDADEIRA, SE TORNE HUMILHANTE! PARABÉNS!!!