quinta-feira, 12 de abril de 2007

EDUCAÇÃO EM CASA, COM OS PAIS



Começa a surgir no Brasil um movimento de famílias que preferem educar suas crianças no próprio lar
Em São Paulo, o Pr. Rinaldo Belisário Jr., que já foi professor de escola pública, optou pela educação em casa, e ele e sua esposa estão há anos empenhados na tarefa de ensinar seus filhos por esse método.

Outros casais evangélicos, seguindo a mesma direção, aumentam o número de famílias brasileiras que escolheram essa alternativa de não só ensinar a ler e escrever, mas também oferecer uma educação mais cristã para seus filhos.
Ao escolherem a educação em casa, essas famílias acabaram ao mesmo tempo protegendo suas crianças do ambiente das escolas públicas.


Como o Ministério da Educação Quer Educar as Crianças do Brasil

O Ministério da Educação (MEC), em sua instrução no currículo dos professores do ensino fundamental, recomenda:

…a abordagem da sexualidade no âmbito da educação precisa ser explícita…[1]

…o professor deve manifestar a compreensão de que as manifestações da sexualidade infantil são prazerosas e fazem parte do desenvolvimento saudável de todo ser humano. …tais manifestações não devem ser condenadas ou julgadas segundo doutrinas morais. Dessa forma o professor contribui para que o aluno reconheça como lícitas e legítimas suas necessidades e desejos de obtenção de prazer…”[2]

O professor não deve emitir juízo de valor sobre essas atitudes…[3]

Por exemplo, se o professor disser que uma relação sexual é a que acontece entre um homem e uma mulher após o casamento para se ter filhos, estará transmitindo seus valores pessoais (sexo somente após o casamento…). É necessário que o professor possa reconhecer… a legitimidade de valores e comportamentos diferentes dos seus.[4]

Já que a bibliografia desse currículo contém livros que aprovam a masturbação, o sexo oral e anal, o incesto e o sexo antes do casamento,[5] isso significa que o professor cristão não poderia transmitir seus valores na sala de aula? Ele não poderia ensinar às crianças que esses comportamentos são errados? O currículo diz que na educação sexual a postura do professor “deve ser pluralista e democrática”.[6]

Além disso, o MEC pretende cultivar na mente das crianças das escolas a “valorização das diversas culturas presentes na constituição do Brasil”,[7] entre as quais o candomblé, cujos ritos devem ser tratados respeitosamente na sala de aula.[8] Confirmando essa tendência do governo, a revista Época de 21 de dezembro de 1998 escreveu o artigo “Candomblé: Culto que é Cultura”.[9] Nesse artigo o Ministério da Cultura anunciou a decisão de tornar alguns terreiros patrimônio histórico e cultural do Brasil e protegê-los com leis e verbas especiais. Já que as práticas de feitiçaria dos descendentes de negros são agora consideradas como cultura pelo governo, o MEC acha que todos os estudantes devem aprender a “reconhecer e respeitar seus modos de vida e suas expressões culturais”.[10]

O Que Está Sendo Ensinado?

Mais cedo ou mais tarde, todas as crianças em escolas públicas serãoexpostas às seguintes idéias, ou pela própria escola, ou por grupos que trabalham com a escola, ou por colegas:

*A homossexualidade é um estilo de vida alternativo perfeitamente aceitável.
*O aborto é uma questão a ser decidida não pela igreja ou pelo estado, mas unicamente pela mulher e o seu médico.
*A “explosão demográfica” ameaça o mundo.
*O comunismo é meramente outro sistema econômico
*O Cristianismo não tem absolutamente nenhum lugar na educação, embora abundem as influências da “Nova Era” e várias práticas ocultistas do Oriente e da África.
*Não há nenhuma lei moral fixa nem regras para ética, e todos os problemas devem ser considerados caso a caso (“o relativismo moral” ou “éticas de situação”).
*Na realidade não há o bem e o mal, e o conceito de "pecado" está fora de moda.
*Acima de tudo, as virtudes mais elevadas são a compaixão e a tolerância.

O ambiente da escola pública provavelmente incluirá a maioria ou todos das idéias seguintes:

*Aconselhamento psicológico em segredo que corroe cruelmente a autoridade dos pais.
*Aulas de educação sexual ampla, totalmente imorais, nas quais os professores ignoram a abstinência sexual ou a ridicularizam como “fora de moda e ridícula” e demonstram, com detalhes chocantes, todas as modalidades de dispositivos anticoncepcionais.

A Educação em Casa Está Crescendo no Mundo Inteiro!

O Dr. Christopher Klicka é o advogado principal da Associação de Defesa Legal da Educação em Casa (www.hslda.org), nos EUA. Em artigo publicado na revista Practical Homeschooling, ele diz:

Os pais em todos os lugares estão desesperadamente em busca de esperança e oportunidades de treinar os próprios filhos. A decadência moral nas escolas é comum em muitos países. Os pais têm fome de mais informações.

Para mim, fica cada vez mais evidente, à medida que viajo, que a educação em casa não é mais um fenômeno americano. A educação em casa está gradualmente, mas com firmeza, se espalhando no mundo todo.

A Internet está desempenhando um grande papel na aproximação e união do mundo. À medida que pais em países estrangeiros encontram na Internet páginas sobre educação em casa e ficam informados de seus benefícios incalculáveis para seus filhos, eles também querem dar educação escolar em casa. No entanto, eles verificam as leis de seus países e acabam descobrindo que é ilegal. Aliás, é uma situação bem semelhante à atmosfera legal que existia em nosso país [EUA] há só uns 15 anos.

Eles não sabem onde começar. Assim, eles recorrem ao exemplo máximo de liberdade para educar em casa: os Estados Unidos. Inevitavelmente, eles nos contactam na Associação de Defesa Legal da Educação em Casa (ADLEC) para descobrir o que fizemos para ganhar o direito de dar educação escolar em casa.

Quando comecei a trabalhar para a ADLEC em 1985, jamais teria sonhado que poderíamos ajudar a legalizar a educação em casa em outros países. Só estávamos tentando sobreviver. Mas Deus nos abençoou com muitas vitórias nos tribunais e nas assembléias legislativas até chegarmos ao dia de hoje, em que a educação em casa é perfeitamente legal em todos os estados dos EUA.


Embora o movimento de educação em casa em muitos países seja um movimento que está só no início, está começando a ganhar muita influência. O primeiro passo em muitos países ocidentais e asiáticos é legalizá-lo.

Uma das metas da Associação de Defesa Legal da Educação em Casa é exportar para outros países o conhecimento e as lições que, como pais que educam em casa, aprendemos com nossas lutas para termos liberdade aqui nos EUA. Queremos também passar para as pessoas os muitos benefícios da educação em casa que incluem a divulgação de vários estudos que comprovam o sucesso acadêmico da educação em casa nos níveis fundamental, colegial e até mesmo no ensino superior.

O mais importante de tudo é nosso desejo de compartilhar a luz de Jesus Cristo por meio da educação em casa. A educação em casa torna possível que as famílias ensinem o que realmente é importante: conhecer Jesus como Salvador e obedecer a Ele como Senhor. Um número cada vez maior de famílias, alicerçadas na Palavra de Deus, está dando educação escolar em casa. Essas famílias trarão bênçãos para as nações ao redor do mundo.[11]

Passos Importantes para Famílias que Desejam Educar os Filhos em Casa.

É importante ressaltar que as famílias brasileiras que estão dando educação escolar em casa estão vivendo pela fé, já que o governo não está lhes dando nenhum tipo de apoio nem proteção. Mas mesmo assim ninguém pensa em desistir. A educação em casa chegou no Brasil para ficar!

Nos EUA há muitos currículos para a educação em casa, impressos e em CD-Rom. Mas já que no Brasil ainda não temos esses recursos, os pais interessados podem começar a desenvolver seu próprio currículo procurando livros escolares de qualidade, de preferência de escolas cristãs.

A coisa mais importante que se deve fazer para educar em casa é colocar um bom alicerce (dar atenção especial à área fundamental de leitura, escrita e matemática) na vida educacional da criança. Todas as outras áreas da educação, e até a educação mais elevada que a criança terá no futuro, dependem desse alicerce.

A educação em casa é flexível porque dá às famílias mais tempo. Não se desperdiça tempo com supervisão de salas de aula, projetos sem muito valor prático e outras atividades de grupo. As famílias que educam em casa têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de aprender de suas crianças da maneira mais proveitosa possível.

Bill Pride, que é vice-presidente do Homeschool World, comenta: “Em resumo, o povo brasileiro poderá se sair melhor do que os especialistas americanos ao planejarem um currículo para o Brasil”.[12]

Para os casais que poderiam pensar que a educação em casa é opção apenas para famílias ricas, o Pr. Rinaldo Belisário Jr viajou duas vezes ao México para participar de encontros com pais latino-americanos que educam os filhos em casa. Lá ele pôde ver famílias bem pobres se sacrificando de todas as formas possíveis para educar os próprios filhos. Além disso, o Pr. Rinaldo tem auxiliado uma família bem humilde de sua igreja a educar os filhos em casa.

O autor se baseou em diversas fontes na preparação desse artigo. Alguns trechos sobre os EUA foram adaptados, com a devida permissão, de: Dr. Brian Clowes, Os Fatos da Vida (Providafamília: Brasília, 1997), pp. 370-377.

Nota - Parâmetros Curriculares Nacionais (Pluralidade Cultural e Orientação Sexual), Vol. 10, Ministério da Educação, Brasília, 1997. Atenção: Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, p. 127
[11] Christopher Klicka, Homeschooling Around the World, artigo publicado na revista Practical Homeschooling, edição de jan/fev de 2001 (Fenton, MO (EUA): Home Life, Inc.), pp. 9,11.

http://www.juliosevero.com.br

Tim LaHaye e as Escolas PúblicasUm famoso escritor e pastor evangélico diz que a imensa maioria dos cristãos precisa mudar suas atitudes com relação às escolas públicas. Enquanto isso, os principais especialistas da área da educação estão tentando dissipar alguns mitos comuns sobre o homeschooling (cuja tradução é educação escolar em casa) e mostrar aos pais o motivo por que a educação em casa é uma escolha melhor para suas famílias.

O Dr. Tim LaHaye, co-autor da série de livros Deixados Para Trás, afirma que os pastores evangélicos que defendem que os pais mandem os adolescentes para as escolas públicas não percebem o que está acontecendo. Ele declara que esses pastores e outros líderes cristãos que vêem favoravelmente a educação pública “não entendem a perspectiva do mundo, dos humanistas seculares, que está sendo ensinada nas escolas públicas e que eles tendem a achar que basta pregarmos, orarmos e persistirmos, que conseguiremos que nossos filhos sejam salvos”.

O resto do artigo, em inglês, encontra-se neste link:http://headlines.agapepress.org/archive/11/afa/242004a.aspTraduzido e adaptado por Julio Severo: www.juliosevero.com.br

Nenhum comentário: